sábado, 15 de junho de 2013

Ser Líder é....

Ser Líder é....

Quando você assume um cargo de “chefia”, passa a ter subordinados.

Nesse momento, você precisa se transformar em um Líder e ter ao invés de subordinados, liderados que te respeitam pelo o que você é e faz e não pelo cargo que ocupa.
Somente assim você obterá resultados e poderá continuar almejando mais crescimento profissional.

Existem centenas de definições sobre o que é ser um Líder ou como se transformar em um.
Citarei aqui apenas algumas que acho fundamentais. Mas são todas práticas e não baseadas em teoria do monte de livros que existem sobre o assunto.

O interessante é que grande parte delas vale também para quem ainda não é “chefe” e quer ser. Exemplificando, veja os itens 4, 5, 6 e 7. Converse com seu Líder para estabelecerem esses itens juntos. Se isso não for uma prática na sua empresa, ele se surpreenderá.

1.   Trabalhe mais que seus Liderados. Muita transpiração;

2.   Você tem que ser mais capacitado que seus Liderados. Saber e conhecer mais sobre os assuntos da área do que qualquer outro;

3.   Estruture a área para não haver responsabilidade compartilhada ou difusa entre várias pessoas. Isso dará chance para aquela velha justificativa: “Eu fiz a minha parte, mas não deu resultado porque o João não fez a dele”;

4.   Crie em conjunto com cada Liderado, indicadores de resultados para medir o desempenho deles. Isso dá a direção que eles devem seguir. Tudo que é medido, melhora;

5.   Trabalhe dentro do conceito de melhoria contínua sobre esses indicadores. “Hoje melhor do que ontem e pior do que amanhã”;

6.   Estabeleça junto com os Liderados, metas desafiadoras para esses indicadores de resultados;

7.   Ao final de cada mês, peça para que os Liderados façam uma auto avaliação e depois sente com eles e cobre fortemente pelos resultados. Até porque seu Líder o fará com você. Diga o que você acha que foi bem (elogie) e o que precisa ser melhorado. Ofereça apoio para a melhoria dessas fraquezas;

8.   Para quem está indo muito mal, aponte os problemas, ofereça apoio, mas avise que se continuar sem obter resultados, não poderá continuar na empresa;

9.   Demita os Liderados que continuarem sem obter resultados;

10.   Jamais promova alguém por amizade ou simpatia. Utilize a “meritocracia”.

11.   Faça acontecer ou seu substituto o fará;

12.   Jamais “durma com o inimigo”. Se alguém estiver “jogando contra”, demita;

13.   Identifique entre seus Liderados quem é um Talento. Invista nele. Se você for “insubstituível”, jamais crescerá na carreira;

14.   Motive seus Liderados. Crie um bom ambiente de trabalho, com disciplina, mas onde as pessoas se sintam bem;

15.   Aprenda a ouvir. Incentive seus Liderados a darem contribuições e novas ideias. Eles se sentirão valorizados;

16.   Focar as ações importantes e não deixar que os Liderados saiam “atirando para todos os lados”. Não acertarão nada. Não percam tempo com bobagens. Esqueçam as formiguinhas e olhem para os elefantes;

17.   É fundamental para o Líder ter sinergia e alinhamento com seus pares e áreas relacionadas;

18.   A Liderança deve ser situacional. Isso quer dizer que o comportamento do Líder deve variar conforme a situação, ou seja, há momentos que devemos ser “duros” e em outros mais maleáveis, delegar ou centralizar, “botar pressão” ou amenizar, dar bronca ou elogiar, etc.;

19.   Tratar seus Liderados da mesma forma que você gostaria que seu Líder o tratasse;

20.   Nenhum exército ganha a guerra em função do Comandante e sim, pelo conjunto: Comandante e Comandados;

21.   O Liderado sabe quando está sendo enrolado. Nada melhor do que falar a verdade, por mais dura que seja. Em um primeiro momento é mais desgastante, mas gera credibilidade e confiança ao longo do tempo;

22.   Não há nada mais broxante que um Líder “roubar” a conquista de um Liderado;

23.   Saiba dosar mais delegação ou mais controle sobre os Liderados, de acordo com as características de cada um. Muito controle e restrição em Liderados ousados e capacitados, gera frustração. Pouco acompanhamento e orientação para Liderados mais inexperientes, gera insegurança;

24.   Jamais dê um “esporro” em um Liderado na frente de outras pessoas. Faça-o particularmente;

25.   Não caia no modismo de ficar mandando e-mails para os Liderados. Procure conversar olho-no-olho.

Fácil, não é??? São somente 25 itens....

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